MUCOSITE

A mucosite é uma inflamação da mucosa da boca e da garganta, com vermelhidão, descamação, sensação de queimação e ulcerações, decorrentes do tratamento de quimioterapia e do tratamento de radioterapia na região da cabeça e pescoço. É um efeito colateral comum que causa grande desconforto.

Na quimioterapia, a mucosite está diretamente associada à ação principal do medicamento que é atingir as células cancerosas que estão em rápida multiplicação e eliminá-las. Como o medicamento não sabe qual célula é cancerosa, ataca também àquelas que estão se multiplicando e são sadias, como as células da mucosa da boca e as células responsáveis pelo crescimento dos fios dos cabelos.

Uma forma de prevenir a mucosite é a crioterapia oral antes e durante a sessão de quimioterapia. Como funciona? O gelo diminuiu a irrigação sanguínea na boca, diminuindo a chegada do quimioterápico nas células da mucosa bucal, impedindo ou diminuindo o efeito colateral tão indesejado.

Como fazer? Simples. Colocar gelo picado na boca 5 minutos antes da quimioterapia e continuar por pelo menos 30 minutos  durante a sessão.

Outra forma de prevenir a mucosite é através da aplicação de laser de baixa potência por toda a cavidade bucal antes da quimioterapia e nos dias subsequentes à mesma.

Mas mesmo com ações preventivas, a mucosite pode aparecer. Como tratar? Utilizando analgésicos, anestésicos locais, bochechos com camomila ou com bicarbonato de sódio.

E qualquer dúvida, procure um dentista Estomatologista.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s