TOUCA DE CRIOTERAPIA

Estar careca durante o tratamento oncológico pode afetar o sucesso do tratamento.

Muito fácil falar que cabelo cresce, que é bobagem se preocupar com isso…. mas se olhar no espelho todos os dias e não se reconhecer porque está sem os cabelos, não é fácil não. Dá pra imaginar?

Muitas mulheres aceitam com certa naturalidade o fato de perder os cabelos. Para outras é uma tortura. O cabelo faz parte da identidade da mulher. Quantas mulheres que não estão com câncer, mas estão com uma queda de cabelo por conta de estresse ou alteração hormonal, por exemplo, chegam ao consultório dos Dermatologistas apavoradas porque os fios estão caindo e desesperadas com a possibilidade de ficarem carecas?

Imagina então aquelas que têm certeza que vão passar por um período de tratamento longo, com vários efeitos colaterais importantes, e ainda perder os cabelos?

Cada mulher reage de um jeito e devemos respeitar as diferenças. Tem mulher que sai por aí carequinha toda feliz, outras usam perucas tão parecidas com os seus cabelos naturais que nem parece que caíram, outras usam lenços. E aquelas que não querem nenhuma das opções acima? A resposta é CRIOTERAPIA.

Como já falamos no post sobre a prevenção da mucosite, a crioterapia atua diminuindo o fluxo do quimioterápico no local onde o gelo é aplicado. No caso do couro cabeludo, o gelo impede que a medicação afete as células do folículo do cabelo (local de onde crescem os fios) ou pelo menos diminui o seu efeito. O resultado é uma queda parcial dos fios. A mulher continua com os seus cabelos.

A técnica consiste em utilizar uma touca acoplada a um equipamento que resfria o couro cabeludo. No Brasil, o equipamento utilizado chama-se Orbis Scalp Cooler. Possui registro na ANVISA, mas só algumas clínicas o disponibilizam, pois ainda é muito caro.

E a utilização do equipamento não é coberta pelo plano de saúde.

equipamento touca
EQUIPAMENTO DE CRIOTERAPIA

 

Outra opção, com uma taxa de sucesso menor, é a utilização da touca não acoplada ao equipamento. A diferença é que a temperatura da mesma não permanence constante e precisa ser trocada mais de uma vez durante a sessão.

O kit com três toucas pode ser comprado via internet.

Assista o vídeo para saber mais!

Vamos lembrar uma coisa: seja como for, com ou sem os cabelos, o importante é uma atitude positiva diante da doença, sabendo que é uma fase e ela vai passar.

Beijos no coração!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s